sábado, 24 de fevereiro de 2018

Capri – Itália

Quem está em Roma em um período de calor e quiser dar uma esticadinha, pode fazer um passeio para a lindíssima ilha de Capri, que já foi residência de verão de Tibério, filho do imperador Augusto. Muito frequentada por celebridades, entre seus vários atrativos, destacam-se suas belezas naturais, com diversas grutas e um lindo mar, cujas águas, dependendo do local e posição do sol, variam de azul turquesa a verde esmeralda.

Quer ver algumas fotos dessa viagem? Vai lá no meu instagram: @viagemcomacris.

Como chegar: de Roma a Nápoles leva-se em torno de 1h10 de trem. De Nápoles, toma-se um ferry para a ilha, que levará entre 50 min a 1h20, dependendo do ferry escolhido (os horários podem ser conferidos pelo site www.capri.com/en/ferry-schedule).


Onde ficar: algumas pessoas fazem esse passeio como um bate-e-volta de um dia, a partir de Roma, mas nós dormimos uma noite por lá, para aproveitar a cidade depois que a multidão de turistas, que chegam nos cruzeiros, já se foram. Ficamos hospedados no Hotel La Residenza, hotel muito bom e com uma bela vista.


Como se locomover: chegando na ilha, pela Marina Grande, pode-se tomar o funicolare para subir até a vila de Capri, desfrutando de uma linda vista. Pela vila, dá pra fazer vários passeios a pé mesmo, ou tomando-se algum dos pequenos ônibus que saem de uma pracinha próxima à Piazzetta (praça onde se chega pelo funicolare), descendo pela Via Roma.


CAPRI

O que fazer na ilha? Há várias atrações, parques, mirantes, praias, enfim... Algumas das minhas dicas são:


1. Passear tranquilamente por suas ruazinhas, que são dominadas por aromas deliciosos. Isto porque a ilha abriga fábricas de perfumes que aproveitam as flores típicas, o limão e a laranja para extrair as suas essências. Em suas belas vielas, além do aroma, há uma profusão de boutiques de marcas internacionais, lojas, ateliers, galerias e restaurantes. Os preços são um pouco mais caros que outras cidades da Itália, mas vale a pena conhecer essa ilha.


2. Tour de barco em volta da Ilha: o famoso giro dell'isola, passeio obrigatório a quem vai à Capri, especialmente no verão. Há várias opções, desde barcos e botes privados, para duas pessoas, ou para grupos, com duração de 2h a 8h, quase todos saindo da Marina Grande. Nós alugamos um barco pequeno, para casal, com a empresa Capri Relax Boats (www.caprirelaxboats.com), e o piloto nos levou para dar a volta na ilha parando em alguns pontos propícios para nadar e mergulhar, além de ir mostrando os pontos e grutas mais famosos. Neste passeio, passamos pelas belíssimas rochas de Faraglioni, que já foram cenário de um comercial de perfumes da Dolce & Gabanna, e pelo Farol de Punta Carena. Se o mar estiver tranquilo, é possível fazer o passeio que entra na Gruta Azul (pago a parte, na própria entrada da Gruta).



Onde comer: alguns lugares que conhecemos e gostamos...


Ristorante Lo Zodiaco: agradável com uma bela vista da marina. Pedimos um prato de atum selado em fatias (tagliata di tonno), um filé de peixe grelhado e uma salada, que estavam bem temperados e saborosos. Achamos o atendimento um pouco lento, mas a vista compensou. Fica na Marina Grande, à esquerda de quem chega de ferry.


Ristorante Lo Smeraldo: linda vista e peixes e frutos do mar fresquíssimos. Eles vêm com um carrinho mostrar os peixes e frutos do mar do dia e vc escolhe qual vai querer. Comemos um penne ao molho de limão siciliano com primeiro prato e um peixe e uma lagosta grelhados como segundo prato. Todos ótimos! Localizado na Marina Grande, logo à direita de quem chega de ferry, atrás das bilheterias dos ferries.



Ristorante Da Paolino: restaurante pitoresco com jardins repletos de limoeiros, um “céu” de limões sicilianos, com culinária típica caprese. Um lugar perfeito para um jantar romântico! Pedimos um linguini al limone e um peixe grelhado, ambos deliciosos! A sobremesa pode ser escolhida em um buffet, e escolhemos uma merengata de frutas vermelhas e um pudim. É necessário fazer reserva (https://paolinocapri.com/it/prenota). Fica a uns 10 min de caminhada da Marina Grande, na Via Palazzo a Mare, 11.

Nenhum comentário: